O Futuro do Treinamento Corporativo: As tendências daqui pra frente

Estamos em 2020! É chegada a hora de olharmos para as próximas tendências de treinamentos corporativos para o ano. Percebemos que essas tendências estão mais voltadas à tecnologia aplicada aos treinamentos, mas como isso se encaixa na sua empresa?

Quais são algumas das tendências no treinamento corporativo?

Vários aspectos da nossa vida na atualidade estão cada vez mais integrados, em consequência de estarmos sempre com nossos smartphones e outros dispositivos conectados com o mundo todo, não é? Da mesma forma que recebemos notificações sobre preços especiais de produtos que temos interesse, os treinamentos corporativos entregarão oportunidades mais abrangentes e integradas com as nossas rotinas, com o microlearning  (conteúdos que seus funcionários podem acessar onde e quando eles mais precisam), ajudando a criar uma sinergia para o desenvolvimento de habilidades e competências.

A grande mudança de 2020 estará nos treinamentos que vão acontecer durante o fluxo de trabalho diário. Em paralelo aos treinamentos em salas de aulas que já conhecemos, surgem os treinamentos de aplicação imediata (ou seja, simultâneos às atividades diárias) como uma estratégia de alta importância para otimização do tempo de funcionários.

E isso só faz sentido pela forma como seus colaboradores estão vivenciando o mundo lá fora!

5 tendências no futuro dos treinamentos nas empresas

1. Treinamentos Individualizados

Na LUDICI, estamos observando que os treinamentos genéricos estão deixando de ser funcionais, pois os nossos alunos estão vindo até nós com necessidades cada vez mais específicas e necessitam de um conteúdo que se adapte às suas realidades.

Uma das tendências de treinamentos é um método mais individual que possibilita aos seus funcionários mais opções de como abordar seu próprio aprendizado. Uma boa plataforma online de EAD com um pacote de treinamentos diversificado é uma condição obrigatória para permitir o aperfeiçoamento das habilidades de seus colaboradores.

2. Conteúdo Adaptável

A entrega de conteúdo que se adapta às necessidades de treinamento corporativo de seus funcionários, apoiada à Inteligência Artificial, também está surgindo como uma maneira de personalizar e individualizar o treinamento.

A gamificação é um bom exemplo de entrega de conteúdo adaptável. Isso permite prever o comportamento do aluno para manter o treinamento relevante, interessante e atual.

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3. Treinamentos de Soft Skills

Talvez você não tenha acreditado, até agora, que o treinamento focado em soft skills seja essencial para o sucesso da sua empresa, mas é hora de reexaminar essa crença.

O Instituto Internacional de Pesquisa de Stanford e a Fundação Carnegie Mellon descobriram que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende do domínio das habilidades sociais e apenas 25% das habilidades técnicas.

Outra pesquisa do LinkedIn identificou as habilidades sociais como a prioridade número um de treinamento entre os CEOs.
As habilidades sociais dominarão o futuro do treinamento no local de trabalho.

4. Treinamentos como parte do Pacote de Benefícios

Muitas vezes, ao anunciar para os funcionários da sua empresa de que eles farão algum treinamento, alguns deles provavelmente torcem o nariz. Mas e se você posicionar o treinamento como algo que faz parte do pacote de benefícios de um funcionário, em vez de algo a ser suportado?

Embora muito disso esteja relacionado à qualidade e relevância do treinamento em si, o treinamento no local de trabalho pode ajudar os funcionários a melhorar suas habilidades e avançar em suas carreiras, fazendo isso dentro da própria empresa e sem pagar um centavo.

Exaltar o desenvolvimento de seus funcionários como seres humanos (em vez de engrenagens que desempenham uma função repetidas vezes) está mais alinhado com os valores expressos das gerações mais jovens de trabalhadores.

5. Microlearning

O microlearning continua a desempenhar um papel importante no futuro do treinamento corporativo, fornecendo aos funcionários informações facilmente digeríveis ou instruções que podem ser aplicadas imediatamente a uma tarefa ou projeto.

O microlearning é construído em torno dos ciclos de aprendizado reais de um funcionário e não apenas cursos mais curtos, como muitos pensam. Quando os colaboradores têm a possibilidade de acessar recursos conforme sentem a necessidade, isso ajuda a fixar as informações na memória de longo prazo.

Aqui estão algumas ideias de ferramentas para auxiliar o microlearning:

  • Tutoriais rápidos que apresenta seu sistema de ponto de venda para novas contratações;
  • Uma biblioteca de vídeos de dois minutos que seus funcionários podem revisar quando precisam concluir uma tarefa ou executar um processo;
  • Um aplicativo gamificado com questionários, informações e competições para incentivar os hábitos saudáveis de seus funcionários.

Essa tendência não parece estar diminuindo a velocidade nem indo a lugar algum, devemos nos adaptar a ela o quanto antes.


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Fotos por Austin Distel e You X Ventures / Unsplash

Lourenzo Pimentel
Um caçador de tendências bastante idealista. Peço desculpas por qualquer coisa que eu poste enquanto estou com fome :)